Estudo, criação e estruturação de ICT privada
A descentralização das atividades de PD&I é uma das melhores opções para o aumento e melhoria dos resultados de inovação, sejam em processos, produtos, serviços ou modelos de negócios.
O novo Marco Legal da Inovação no Brasil (Lei 13.243/2016) destaca que a empresa pode formalizar sua própria ICT Privada (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação privada sem fins lucrativos). Dessa forma, foi aberta a possibilidade de que a empresa tenha seu próprio centro de pesquisa sob uma figura jurídica que traz consigo inúmeras vantagens estratégicas:
- Maior facilidade para atração de parceiros para práticas de Open Innovation;
- Maior e mais eficaz atuação no Ecossistema de Inovação;
- Potencialização da utilização de Incentivos Fiscais para PD&I;
- Atrativos fiscais e tributários específicos que podem ser aproveitados.
A Inovemos tem experiência na estruturação de ICTs Privadas para grandes empresas nacionais e multinacionais, tendo realizado desde a análise de viabilidade estratégico-financeira até a estruturação da operação. Como exemplo, podemos citar que nesse trabalho:
– Fazemos o diagnóstico, análise e apresentação das vantagens e cuidados na criação da ICT Privada.
– Apresentamos para a alta direção toda a estrutura legal necessária para que a empresa mãe tenha segurança jurídica e conhecimento das melhores práticas e condições de atuação da sua ICT privada.
– Elaboramos toda a parte documental, tais como atas de fundação e outros documentos legais de constituição da ICT Privada.
– Apontamos quais os caminhos de isenções fiscais, utilização de leis de incentivo, de que forma aproveitar o corpo técnico da empresa mãe para a ICT Privada com segurança e sem risco de passivo trabalhista.
– Elaboramos a estratégia de captação de parcerias e de recursos próprios para a ICT Privada, a fim de gerar autonomia financeira da empresa mãe.
– Executamos treinamento para as equipes da ICT e empresa mãe para que a empresa se aproprie do conceito de ICT privada e dela possa tirar o máximo proveito