Incentivos Fiscais
Incentivos Fiscais são instrumentos do Poder Público que visam reduzir a carga tributária das empresas com o objetivo de estimular o crescimento de determinado setor da economia ou atividade econômica específica. Os incentivos fiscais podem atuar como compensação de tributos, diminuição da carga tributária ou mesmo isenção do tributo a pagar.
No caso de leis de incentivo fiscal à Inovação o raciocínio é o mesmo.
Pode-se dizer que o Governo abre mão de parte dos impostos que receberia das empresas para estimular o investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Dessa forma o Poder Público incentiva as empresas a gerar inovações, movimentando a economia e gerando mais empregos.
Os incentivos fiscais são concedidos em formato de leis, decretos ou medidas provisórias e podem ser considerados como importantes instrumentos para a empresa inovar e conquistar maior competitividade.
Em nosso trabalho de consultoria é muito comum encontrar empresas que não utilizam os incentivos fiscais (ou utilizam de forma rasa) e acabam não aproveitando as oportunidades de potencializar sua capacidade inovativa, aumentando seus investimentos em inovação.
Fica a pergunta: se existem incentivos fiscais à disposição, por que não utilizá-los?
Seja em momento de crise ou não, no Brasil há leis bastante interessantes que diminuem significativamente a carga tributária.
Qual a razão para não usar? Nossa consultoria pode fazer uma simulação sem custo para a sua empresa entender se pode usar os incentivos fiscais. Entre em contato.